quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Quem vive em Brazlândia


Em 1960, Brazlândia, já com quase 30 anos como distrito de Luziânia e mais de meio século de povoação, era um vilarejo com apenas uma rua, outras casas com telhas coloniais e alguns casebres de palha. Eram menos de mil moradores. Nos 45 anos seguintes, muito mudou. A população pulou para 53 mil. Mesmo assim, o estilo de vida interiorano das primeiras famílias de goianos e mineiros que povoaram a região ficou preservado, diferenciando os brazlandenses dos outros cidadãos do DF.
O próprio tamanho da população mostra isso. Mesmo tendo um crescimento significativo em relação à vila dos anos pré -Brasília, Brazlândia está longe de ser uma das cidades mis populosas do Distrito Federal, com 53 mil habitantes. Tem apenas 2,55% dos moradores do DF.Muito atrás de cidades bem mais recentes como Samambaia (147 mil), Santa Maria(90 mil) e Recanto das Emas (102 mil). Resultado tanto da grande distância para a Capital como também do interesse dos cidadãos em manter o clima ameno.
Na década de 60, quando a população pulou de mil para 11 mil pessoas, a convivência entre os moradores antigos, em sua maioria descendentes das primeiras famílias da região, e os novos, transferidos de invasões, foi inicialmente difícil na zona urbana. Mas logo reinou o espírito de hospitalidade dos primeiros habitantes, presente até hoje no dia-a-dia de Brazlândia.
A presença da colônia japonesa, a maior do DF, que veio para Brazlândia depois da inauguração de Brasília, foi fundamental para o desenvolvimento da região como uma das maiores produtoras agrícolas do DF. Habituados e competentes no cultivo de hortaliças, os japoneses passaram o conhecimento e a prática de cultura familiar para os brasileiros. Muitos desses eram empregados dos migrantes e depois adquiriram a própria chácara. Hoje existem centenas de pequenas propriedades rurais que juntas somam uma grande produção.
Mesmo assim, a maioria da população de Brazlândia vive na zona urbana os restantes residem na zona rural numa densidade bastante rarefeita. Como o povoamento de Brazlândia é antigo, não é surpresa que um pouco mais da metade dos habitantes sejam naturais do Df. Somados aos que vieram do Nordeste, Goiás e Minas Gerais completa os estados mais significativos.
Seguindo tendência de todo DF, Brazlândia registra um número maior de mulheres do que homens. A diferença aumenta com a idade dos moradores. Com relação à faixa etária, Brazlândia revela uma população bastante jovem. Em 2000, 44% dos habitantes tinham até 19 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário