quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Meios de Produção


A produção agrícola de Brazlândia é um fenômeno.Os números são mais significativos quando observamos especificamente o cultivo de hortaliças, no qual Brazlândia é a líder disparada. No plantio de frutas, a cidade é responsável por quase um terço do total do Df. Os dados são da safra de 2004, de acordo com a Emater-DF, e devem crescer ainda mais esta ano, sendo o principal motor econômico local.
Os primeiros ocupantes eram japoneses, que já tinham a tradição do cultivo de hortaliças, hoje em dia a produção e consumo aumentaram, e os brasileiros passaram a ter participação significativa. Dezenas de pequenos agricultores que somam uma enorme produção e geram milhares de empregos

A produção de morangos em Brazlândia é o destaque local, sendo a maior do Centro-Oeste e a sétima do Brasil. A produção, dividida principalmente nos Núcleos Rurais de Brazlândia e Alexandre Gusmão, foi responsável em 2004 por71,7% das beterrabas do DF, 78,3% das cenouras, 87,3% das goiabas 29,5 dos limões, 26,8% do milho verde, 22,9% dos tomates e 17,6% dos pimentões.

Números que crescem bastante nas últimas duas décadas. Para se ter uma idéia, em 1981, a produção agrícola do Núcleo Rural de Brazlândia foi pouco mais de 14 mil toneladas, em 2004 alcançou 50 mil. Em Alexandre Gusmão, a produção, em 84, foi de 7,8 mil toneladas e, no ano de 2004, ultrapassou a marca os 31 mil. O grande avanço se deve à constante difusão de tecnologias inovadoras no DF, mas também pode ser atribuída à união dos produtores.
Brazlândia também se destaca na pecuária, principalmente na bovinocultura de leite e na avicultura de corte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário